SalusLive - Logotipo   SalusLive - Viver com sade
   Início      Serviços      Integração Sensorial
 

Integração Sensorial

A terapia de integração sensorial foi desenvolvida por uma terapeuta ocupacional americana, Jean Ayres, que se baseou em estudos de neurociência, educação, biologia e psicologia. Definiu-a como “um processo neurológico que organiza as sensações do nosso corpo e do ambiente e torna possível o uso eficiente do corpo no ambiente. “

A integração sensorial é, pois, uma teoria de intervenção científica que visa atuar: em múltiplos e diversos problemas infantis de aprendizagem e comportamentais; nos distúrbios relacionados com o desenvolvimento e coordenação psicomotora, o autismo, a alimentação; na capacidade de relacionamentos e da autonomia, descoordenação motora, atrasos na motricidade grossa e fina, défices de equilíbrio, respostas invulgares à sensação (hiperresponsividade, hiporesponsividade e flutuações) - e disfunção da praxis (o processo de ter uma ideia, iniciar e completar novas tarefas motoras).

É uma abordagem onde a criança, através do brincar e de atividades significativas, com alto teor sensorial (tátil, vestibular e propriocetivo) promovem uma boa integração da informação recebida através dos sentidos, e produz uma resposta adaptada e de acordo com as exigências do meio. 

O Centro Terapêutico SalusLive possui uma sala totalmente preparada para uma adequada intervenção ao nível da estimulação e integração sensorial.