Autora: Ana Rita Fernandes (Psicóloga) É comum, e quase diariamente, ouvir a expressão “não tenho tempo” “estou sem tempo”. Esta falta de tempo parece estar a passar para as gerações mais novas, que absorvidas por esta interpretação da realidade, já começam a desculpar-se pela falta do mesmo. Por isso, começa a ser pouco frequente encontrar uma criança, um adolescente ou um adulto com tempo. Quero acreditar que a vida de alguns de nós se pauta por uma organização metódica e disciplinada para termos o tal tempo para quase tudo… Esta (re)organização permanente não me parece ser a primeira opção dos...

A importância da multidisciplinaridade
Já dizia o provérbio africano: “É preciso uma aldeia inteira para educar uma criança”. Este provérbio é ainda mais verdadeiro quando nos referimos à intervenção com crianças que apresentam necessidades especiais, sendo o trabalho em equipa (onde se inclui família, terapeutas, professores, médicos, entre outros) fundamental para o seu sucesso.

Um olhar sobre a paralisia cerebral
Autora: Sara Eirinha (Fisioterapeuta) Paralisia cerebral (PC), nome, doença, incapacidade, diagnóstico, etc., cada um pode chamá-la de diferentes formas e vê-la por diferentes prismas. A minha visão técnica, terapêutica e humana leva-me a considerar incorreto afirmar que uma criança nunca será capaz de alcançar determinado objetivo, ou que o irá alcançar. Na minha prática clínica, tenho sempre o propósito de melhorar a qualidade vida da criança e aproveitar aquilo que de melhor o sistema nervoso tem para nos oferecer, a NEUROPLASTICIDADE (capacidade que o sistema nervoso tem de mudar, moldar e adaptar-se a nível estrutural e funcional, ao longo do...

Uma visão técnica da escrita manuscrita preensão de lápis
Autora: Inês Rocha (Terapeuta Ocupacional) A evolução da tecnologia e o fácil acesso a dispositivos e plataformas eletrónicas tem levado a uma desvalorização da escrita à mão. A inclusão da tecnologia, cada vez mais cedo, na vida das crianças gera impactos positivos, nomeadamente um acesso muito alargado à informação e a promoção do conhecimento, mas também negativos. Numa visão de terapia ocupacional, identifica-se a diminuição das experiências sensório-motoras, do planeamento motor, da interação social, da capacidade de resolução de problemas e, posteriormente, ao nível da motricidade fina. Também afeta negativamente tarefas como desenhar e escrever que exigem maior ativação de...

Neurodesenvolvimento infantil: sinais de alerta na Perturbação do Espetro do Autismo
Autora: Elsa Louro (Psicóloga) Num mês em que se assinala o Dia da Consciencialização do Autismo, este artigo pretende esclarecer sobre os sinais de alerta associados a esta perturbação do neurodesenvolvimento. O que é o neurodesenvolvimento infantil? Nos primeiros anos de vida, o sistema nervoso passa por constantes alterações a nível estrutural e funcional, tornando-se crucial a sua estimulação adequada para aquisição de um conjunto de competências inerentes a determinada idade e fase do desenvolvimento num conjunto de áreas: cognitiva, motora, sensorial, linguagem, social, emocional e comportamental. Embora associadas a uma idade média, as etapas do neurodesenvolvimento são acompanhadas por...

Como evitar ecrãs e estimular a linguagem do seu filho
Autora: Sara Pimentel (Terapeuta da Fala) Como profissional que trabalha diretamente com famílias com filhos em idade pré-escolar, considero de extrema importância falarmos sobre o impacto que a exposição e o uso excessivo de ecrãs têm na aquisição e no desenvolvimento da linguagem oral e da fala da criança. A linguagem é o sistema através do qual o ser humano comunica as suas ideias e sentimentos, seja através da fala, da escrita ou de outros signos convencionais e esta, juntamente com a comunicação, desenvolve-se desde o nascimento passando por várias etapas. Dos 0 aos 12 meses: esta é a fase “pré-linguística”. Aqui...

A Importância da Respiração Nasal
Autora: Liliana Marinho (Terapeuta da Fala) O seu filho dorme de boca aberta? Ressona e tem olheiras salientes? Baba-se muito ou tem constantemente a língua de fora? Ao longo deste artigo irei sensibilizar para alguns sinais de alerta, possíveis causas e consequências da respiração oral, intervindo assim precocemente no encaminhamento, avaliação e tratamento destas características! Como terapeuta da fala ao longo da minha prática profissional, muitas são as queixas dos familiares e cuidadores sobre a respiração das suas crianças (dorme de boca aberta, ressona, baba-se, tem sempre a língua de fora, entre outras…). No entanto, na maioria das vezes, desconhecem...

Osteopatia Pediátrica na Perturbação do Espetro do Autismo
Autora: Ana Cláudia Figueiras (Fisioterapeuta e Osteopata) A Osteopatia Pediátrica é uma área de atuação da Osteopatia em crescimento, sendo cada vez mais reconhecida como uma intervenção benéfica. Desenvolve-se numa abordagem de “medicina holística”, visando restabelecer a função das estruturas e sistemas corporais, através da intervenção manual sobre os tecidos (crânio, articulações, músculos, fáscias, vísceras, tecido nervoso, vascular e linfático) de forma suave. Ao longo da minha experiência profissional como Fisioterapeuta Pediátrica, envolvendo casos de alteração neurológica, síndromes e perturbação do espetro do autismo, senti necessidade de diferenciar a minha atuação da intervenção convencional. Na Osteopatia encontrei ferramentas que me...

Dificuldades de alimentação na primeira infância: seletividade alimentar/anorexia fisiológica
Autora: Raquel Cunha (Terapeuta Ocupacional) O tema Alimentação tem surgido nas comunidades médica, de pais e de educadores com maior relevância e frequência. Atualmente, valorizam-se as alterações e dificuldades alimentares na infância, pois sendo a criança uma individualidade com especificidades únicas, valorizando fatores biológicos, psicológicos e sociais num modelo biopsicossocial, e dificuldades a este nível podem comprometer o seu desenvolvimento. A intervenção na alimentação tem evoluído de tal modo que, neste momento, é imprescindível uma equipa multidisciplinar para tratar estes problemas. As perturbações alimentares são descritas há muitos anos pelo DSM (Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders) e outros...

A relação entre Desenvolvimento da Linguagem e a Perturbação do Espetro do Autismo
Autora: Luísa Hedviges Araújo (Terapeuta da Fala, Técnica de Intervenção Precoce) Será que todas as crianças com Perturbação do Espetro do Autismo (PEA) apresentam dificuldades de Linguagem? É esta a reflexão proposta com base na minha experiência prática, conceções teóricas e alguns estudos sobre este tema. O diagnóstico da PEA, ou a identificação de algumas caraterísticas deste espetro nas crianças, ocorre felizmente de forma cada vez mais precoce, o que leva as famílias a procurarem ajuda e consequentemente intervenção terapêutica. É consensual entre diferentes autores a necessidade de identificar e intervir precocemente em crianças com PEA e suas famílias (Landa,...

Programa Baby Signs® – O seu filho consegue expressar todos os seus interesses?
Autora: Inês Rocha (Terapeuta Ocupacional, Instrutora Certificada Baby Signs Portugal®) O Programa Baby Signs surgiu nos Estados Unidos da América, em 1982 pelas mãos das mães e especialistas em desenvolvimento infantil, Dra Linda Acredolo e Dra Susan Goodwin, quando descobriram que os bebés entre os 10 e os 24 meses utilizavam gestos simples para expressarem palavras que não conseguiam verbalizar, tais como “bater as asas” para se referirem a um pássaro. Na verdade, foi a filha de Linda, bebé de 12 meses que lhes ensinou isso, quando franzia o nariz e levava a mão ao nariz para dizer à mãe...

A importância de adaptar materiais
Autora: Filipa Ribeiro (Técnica de Educação Especial) O desenvolvimento é um processo dinâmico e único de cada criança, expresso por uma continuidade de processos de mudanças nas diferentes áreas do desenvolvimento. Por conseguinte, cada criança é única e não existem estratégias iguais que possam ser aplicados num modo geral. Cada criança tem as suas particularidades e nem sempre o que é adequado para uns e também para outros. No que concerne à educação, nem todos se adaptam ao método de ensino tradicional, o que, por consequência, resulta em dificuldades na aprendizagem. Para evitar e colmatar estas dificuldades, é importante que...
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