Autora: Sofia Sousa (Psicóloga) A Perturbação do Espectro do Autismo é uma perturbação do neurodesenvolvimento que se manifesta precocemente e que, se caracteriza por dificuldades nas interações sociais recíprocas, atividades e interesses restritos e repetitivos, dificuldades na comunicação e no jogo imaginativo. Nas crianças com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA), as capacidades para desenvolver interações sociais recíprocas são limitadas, caracterizando-se pela existência de um ou mais padrões de interesses comportamentais por vezes invulgares, pela ausência de iniciações sociais com os pares e falta de sensibilidade às iniciativas dos outros. Muitas vezes evitam o contacto social e isolam-se. Estas características...
As competências sociais na Perturbação do Espectro do Autismo

Optometria Comportamental
Autora: Dra. Patrícia Ferreira (Optometrista) Ao longo de todos estes anos ouvimos falar de optometria, mas no fundo não sabemos ao certo em que se baseia e no que ela abrange. A optometria é a ciência responsável pelo cuidado primário da saúde visual com o objetivo de detetar, prevenir e tratar as disfunções da saúde visual da melhor maneira a fim de evitar maiores problemas visuais. O optometrista comportamental é o profissional que se dedica à análise e melhoria do sistema visual dos pacientes como um todo, já que a visão influencia diretamente a personalidade e comportamento das pessoas. Este...

O Impacto da Perturbação do Processamento Auditivo Central no desempenho académico
Autora: Sara Carvalho (Terapeuta da Fala) Não basta ouvir, é preciso compreender o que ouvimos! Esta frase é o mote ideal para enquadrarmos um tema que, apesar de ser estudado há mais de cinco décadas, é desconhecido para a maioria da população: O Processamento Auditivo Central (PAC). Na década de 50 do século XX já se demonstrava interesse e importância em avaliar o Processamento Auditivo Central em crianças com dificuldades de comunicação, para além disto, pesquisas científicas mais atuais demonstram uma forte relação entre a Perturbação do Processamento Auditivo Central (PPAC) e o baixo desempenho académico (Nunes, 2015). Mas afinal...

O que é brincar nos dias de hoje?
Autora: Mamie Brunk (Terapeuta Ocupacional) Antigamente o brincar não era contabilizado, não se olhava para o mesmo como uma tarefa essencial na checklist do dia a dia da criança. Era algo que acontecia de forma espontânea sem tempo. Também o custo e nível de vida eram diferentes, os brinquedos não eram tão acessíveis e a oferta era reduzida, assim, surgia a necessidade de criar brinquedos com os elementos da natureza ou objetos disponíveis em casa, surgiam as bonecas feitas com novelos de lã e construíam-se carros com garrafas de plástico e as suas tampas. A segurança que se sentia em...

Os métodos de leitura e a sua aplicação
Autora: Carolina Lima (Técnica de Educação Especial) A leitura é um processo cognitivo e linguístico extremamente complexo, que envolve o funcionamento dinâmico e a interação entre várias competências. A atenção, a memória, a percepção, a orientação temporal e espacial, o planeamento motor, a linguagem, as capacidades metalinguísticas e a cognição são áreas imprescindíveis quando abordamos o tema da leitura. No entanto, estas não devem ser consideradas condições obrigatórias para iniciar o processo de aprendizagem da leitura. Devem ser vistas como comportamentos estratégicos que podem ser trabalhados e desenvolvidos para valorizar o estilo de aprendizagem da leitura de cada criança e...

Atividade física e a sua simplicidade, análise e dicas!
Autor: Luís Pinto (Personal Trainer) É de conhecimento comum e aceitação unânime que a prática da atividade física traz diversos benefícios para a saúde e bem estar de um qualquer individuo. Mas será esta prática de atividade física é necessária nas crianças? A resposta é sim! Na atualidade, são diversos os cenários nos quais investimos o tempo das crianças, mas nem sempre o fazemos de forma proporcional às necessidades reais das mesmas. Com a velocidade do avanço tecnológico, as crianças estão cada vez mais ligadas à “rede” e aos ecrãs e a prática da atividade física é reduzida ao mínimo....
Cinoterapia: Contributos para o desenvolvimento
Autora: Joana Peixoto (Cinoterapeuta) O cão é o melhor amigo do Homem, é uma expressão mundialmente conhecida, mas será apenas mais um clichê? A comunidade científica tem apresentado diversas investigações que comprovam a veracidade desta expressão, corroborando o que muitos já haviam experienciado na relação com os seus animais de estimação. A Cinoterapia ou Terapia Assistida por Animais (TAA) caracteriza-se por uma intervenção terapêutica que integra o animal como elemento no processo de tratamento, visando promover um funcionamento físico, social, emocional e cognitivo. No âmbito da terapia, o animal pode desempenhar várias funções, tais como, agente motivador, reforçador de comportamentos,...
Desafios na inclusão e a importância do apoio em contexto educativo
Autora: Andreia Leal (Musicoterapeuta e Técnica de Intervenção Precoce) Vivemos atualmente num modelo de sistema educativo que pouco ou nada mudou nos últimos anos. Apesar de todas as alterações propostas por decretos de lei e diretivas para as escolas, a mudança continua a acontecer de forma lenta e muitas vezes mascarada por poucos recursos locais e desconhecimento dos envolvidos. É comum vermos turmas compostas por 20 a 25 crianças serem acompanhadas por 1 educador e 1 auxiliar de ação educativa, aos quais é pedido que elaborem e ponham em prática planos educativos, atividades de componente letiva individual e de grupo,...

Qual o papel do psicólogo nas Perturbações do Neurodesenvolvimento?
Autora: Olga Madeira (Psicóloga) O neurodesenvolvimento e, de modo particular, as Perturbações do Neurodesenvolvimento, implicam na sua conceptualização vários ramos do saber, desde a Medicina (Pediatria do Desenvolvimento, Pedopsiquiatria; Neuropediatria), à Psicologia e às Terapias Convencionais (Terapia Ocupacional, Integração Sensorial, Terapia da Fala, Educação Especial, Psicomotricidade, Fisioterapia, Nutrição, …). Posto isto, está explícita a necessidade de uma abordagem multidisciplinar, tendo o psicólogo um papel preponderante ao nível da avaliação (cognitiva, socioemocional e comportamental), assim como auxiliar no diagnóstico diferencial para uma intervenção eficaz. O psicólogo assume um papel de relevância, não só ao nível da avaliação e diagnóstico, mas também...