Uma alimentação desajustada e carências nutricionais afetam forte e negativamente o crescimento, a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças.
Algumas alterações e dificuldades na alimentação são devidas ao Défice de Processamento Sensorial, que é diagnosticado em várias crianças. Este défice pode desencadear a rejeição de um ou vários tipos de alimentos ou a ingestão de só um tipo. Pode evoluir para casos de desnutrição ou excesso de peso, com todos os problemas de saúde a eles associados.
A ato de alimentar ou se alimentar é repleto de experiências sensoriais complexas, com odores, texturas, sabores, movimentos, bem como as de natureza auditiva e visual. Alterações aos níveis da dentificação, perceção e de modelação deste tipo de estímulos, individualmente ou em tarefas multissensoriais, traduzir-se-ão em problemas na alimentação.
Podem existir vários tipos comportamentos:
- crianças com hiperresponsividade oral, apelidadas de “picky eaters”, comem poucos legumes e frutas, recusam comer a mesma refeição que a sua família, não aceitam experimentar e têm aversão a certos sabores, texturas e cheiros, não gostam de alimentos com temperaturas baixas ou altas;
- crianças com hiporresponsividade oral, comem excessivamente, principalmente alimentos fortes em texturas, odores;
- crianças que comem objetos;
- situações específicas.
A Seletividade alimentar varia de criança para criança, constituindo um problema quando interfere na sua rotina diária, vida social ou saúde.
Nestes casos, é muitas vezes necessário um trabalho multidisciplinar entre Nutricionista, Terapeuta da Fala e Terapeuta Ocupacional.
Sinais de alerta:
- Baixo peso ou perda de peso intensa;
- Engasgos, vômitos, refluxo;
- Trauma por incidente (asfixia);
- Falta de coordenação para comer e respirar;
- Dificuldade ou não ingestão de alimentos pastosos aos 10 meses;
- Dificuldade ou não ingestão de alimentos sólidos aos 12 meses;
- Dificuldade ou incapacidade em usar o copo aos 16 meses;
- Aversão ou evitamento no toque e ou ingestão de alimentos com determinada textura ou de determinado grupo;
- Consumo de menos de 20 alimentos diferentes aos 18 meses;
- Choro, agitação psicomotora na maior parte das refeições.