Psicologia Clínica e da Saúde na Infância e na adolescência
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- A psicologia clínica e da saúde na infância e na adolescência é benéfica em casos de:
- Perturbações de humor (ansiedade, depressão, isolamento);
- Problemas de comportamento (mentira, birras, desafio das regras, oposição, …);
- Perturbação de aprendizagem específica;
- Incapacidade intelectual;
- Perturbações da comunicação;
- Perturbação do espectro do autismo;
- Perturbação hiperatividade e/ou défice de atenção;
- Perturbações da eliminação (enurese e encoprese);
- Perturbações da alimentação e da ingestão;
- Desenvolvimento da inteligência emocional;
- Desenvolvimento das competências pessoais e sociais;
- Promoção da saúde;
- Aconselhamento parental;
- Problemas relacionados com os padrões de vinculação;
- Articulação com os diferentes contextos de vida onde a criança se encontra inserida.
- A psicologia clínica e da saúde na infância e na adolescência é benéfica em casos de:
Acompanhamento Parental
Um dos maiores desafios do ser humano é a prática da parentalidade. Por vezes difícil e complexa, absorve muito tempo e esforço. Cientes das dificuldades que os pais combatem, pretendemos ajudá-los a delinear estratégias de intervenção que facilitem a comunicação, promovendo uma melhor relação entre pais e filhos.
Psicologia Clínica (adultos e seniores)
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- A psicologia clínica e da saúde na idade adulta é benéfica em casos de:
- Perturbações de humor (ansiedade, depressão, isolamento);
- Perturbações de ansiedade (ansiedade social, fobia, …);
- Perturbações alimentares;
- Perturbações do sono;
- Luto/perda;
- Problemas pessoais e familiares;
- Dificuldades de relacionamento;
- Perturbações Neurocognitivas.
- A psicologia clínica e da saúde na idade adulta é benéfica em casos de:
Psicologia Escolar e Educacional
A Psicologia da Educação é um ramo da Psicologia, que estuda as características psicológicas da educação, que vão desde a infância à idade adulta. Estuda os processos de aprendizagem do ser humano, concretamente ao nível psicomotor, cognitivo, emocional, social e moral, considerando a instrução e/ou ensino e o contexto de aprendizagem. Deste modo, o centra-se no auxílio ao aluno e ao seu contexto no decorrer do seu percurso escolar, contribuindo, neste sentido, para identificar e intervir nos seus interesses, aptidões e dificuldades; facilitando assim o desenvolvimento da sua identidade pessoal, bem como do seu próprio projeto de vida.
A consulta de Psicologia Educacional, para além de avaliar e intervir, deverá executar a sua ação através de funções num meio envolvente que deve considerar aquando o planeamento da sua intervenção, não dirigindo apenas a sua intervenção para o aluno como também para os pais, professores e, ainda à comunidade mais alargada e a outros profissionais que fazem parte do quotidiano do aluno.
Orientação Vocacional
A consulta de psicologia, mais especificamente a intervenção vocacional pretende, promover o desenvolvimento de competências e de estratégias enquanto objetivo primordial no processo de orientação vocacional. Nesta intervenção, o Psicólogo trabalha o conceito de Carreira e de Orientação Vocacional que encara o estudante como uma pessoa, com capacidade para adquirir autonomia e responsabilidade progressivas na sua vida. Os pais e encarregados de educação, e outros familiares, são considerados figuras-chave na vida dos adolescentes e que podem contribuir de modo significativo para as suas conquistas, demonstrando interesse e construindo, em conjunto, hipóteses de futuro.
No decorrer de todas as consultas/programa de grupo avaliamos e intervimos com o objetivo de desenvolver planos realistas e informados no campo escolar e profissional.
Intervenção Precoce
A Intervenção Precoce destina-se a todos as crianças, desde o seu nascimento até à idade escolar que apresentem risco de atraso de desenvolvimento, deficiência ou necessidades educativas especiais.
Consiste na prestação de serviços educativos, terapêuticos e sociais às crianças e respetivas famílias.
Com o objetivo de minimizar os efeitos nefastos no desenvolvimento, a Intervenção Precoce pode ter uma natureza preventiva secundária (procurando contrariar a manifestação de problemas de desenvolvimento) ou preventiva primária (prevenindo a sua ocorrência).
A intervenção precoce potencializa o desenvolvimento da criança.
Terapia Familiar
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- A Terapia Familiar é benéfica nas mais variadas situações em que as relações familiares sejam afetadas, incluindo situações de divórcio, conflitos familiares, problemas de saúde de um elemento que afeta a estrutura familiar, morte de um familiar e consequente luto.
Terapia de Casal
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- A Terapia de Casal é benéfica em casais com:
- Dificuldades na relação;
- Dificuldades de comunicação na relação;
- Dificuldades de gestão de conflitos;
- Dificuldades de gestão emocional;
- Dificuldades ou insatisfação na vida sexual do casal;
- Sentimentos de insatisfação com a relação;
- Necessidade de adquirir formas de lidar da melhor forma com alterações do quotidiano (e: desemprego, crise económica, educação dos filhos, necessidade em emigrar, etc);
- Alterações no projeto de vida (preparação para o casamento, gravidez, nascimento dos filhos, morte de um familiar que altere a relação do casal, saída dos filhos de casa – ninho vazio, etc).
- A Terapia de Casal é benéfica em casais com:
Sexologia Clínica
A Sexologia Clínica é benéfica em casos de:
- Disfunções sexuais (ejaculação retardada, ejaculação precoce, dificuldades em atingir o orgasmo, alterações do interesse sexual, dor sexual, etc);
- Dificuldades sentidas em relação à orientação sexual heterossexualidade, homossexualidade; bissexualidade, pansexualidade, assexualidade, etc);
- Identidade de género (perceção de ser homem ou mulher e sentir-se (des)confortável com o corpo que tem e com os papeis de género impostos pela sociedade);
- Distúrbios da preferência sexual (exibicionismo, fetiches, voyerismo, etc);
- Ansiedade do desempenho sexual;
- Qualquer problemática que envolva a sexualidade.