Terapia Ocupacional

Terapia Ocupacional
Terapia Ocupacional
Terapia Ocupacional - SalusLive | Braga
Terapia Ocupacional

A terapia ocupacional é uma profissão de saúde centrada no utente e preocupada em promover a saúde e o bem-estar através da ocupação. O objetivo principal da terapia ocupacional é permitir que as pessoas participem das atividades da vida quotidiana de forma o mais adequada e autónoma possível (WFOT 2012).

 

A Terapia Ocupacional visa a “avaliação, tratamento e habilitação de indivíduos com disfunção física, mental, de desenvolvimento, social e outras, utilizando técnicas terapêuticas integradas em atividades selecionadas consoante o objetivo pretendido e enquadradas na relação terapeuta/utente. Incide sobre a prevenção da incapacidade através de estratégias adequadas com vista a proporcionar ao indivíduo o máximo de desempenho e autonomia nas suas funções pessoais (avalia a habilidade que o individuo apresenta no desempenho das atividades do dia-a-dia, identificando as competências e défices), sociais e profissionais (adaptação às necessidades do indivíduo, aconselhando na eliminação de barreiras arquitetónicas), e, se necessário, o estudo e desenvolvimento das respetivas ajudas técnicas, em ordem a contribuir para uma melhoria da qualidade de vida.” (Decreto – Lei n.º 564/99, de 21 de Dezembro- art. 5º DRE).

 

O Terapeuta Ocupacional é um profissional vocacionado para trabalhar com população de diferentes idades, desde a infância e adolescência até à terceira idade, passando pela população adulta, com diagnósticos diversificados. Mantém uma intervenção adequada às áreas de intervenção física, psiquiátrica, mental, de desenvolvimento, geriátrica e social.

 

A Terapia Ocupacional atua no tratamento e reabilitação, no sentido de desenvolver, recuperar ou manter a capacidade para a realização das atividades do dia-a-dia, nos contextos escolar e brincar. Aborda qualquer tipo de alteração e/ou condição clínica (motora, cognitiva, sensorial, emocional ou social), em situações que podem estar presentes desde o nascimento, surgirem com a idade ou como resultado de acidente, doença ou lesão.

O processo inicia-se com uma anamnese e uma avaliação sobre as capacidades, limitações e os riscos que possam existir a nível físico, cognitivo, afetivo e/ou social. Seguidamente traça-se um plano de intervenção e inicia-se a intervenção com a periodicidade mais adequada a cada indivíduo. As Sessões de Terapia Ocupacional, desenvolvem-se de acordo com o plano individual de cada cliente, a nível das técnicas, abrogarem e materiais utilizados.

 

A SalusLive dispõe de atendimento especializado em Terapia Ocupacional para bebés, crianças com idades de pré-escolar e escolar, adolescentes, adultos e idosos. Com intervenções para:

  • Estimular o desenvolvimento sensorial e percetivo-motor da criança;
  • Proporcionar experiências essenciais ao seu desenvolvimento global, através do jogo simbólico e do brincar orientado, contribuindo para um desenvolvimento de competências e experiências adequadas;
  • Maximizar as capacidades existentes, procurando melhorar a função;
  • Prevenir o aparecimento de incapacidades, deformidades e/ou o seu agravamento;
  • Analisar e adaptar abordagens para facilitação das atividades da vida diária (AVD’s), proporcionando maior autonomia e independência ao indivíduo;
  • Analisar, aplicar e adaptar de ortóteses, dispositivos de compensação e ajudas técnicas/ tecnologias de apoio, nos vários ambientes em que o utente se encontra inserido;
  • Analisar e introduzir novas tecnologias na reabilitação;
  • Orientar terapêuticas aos pais, familiares e outros.