Autora: Elsa Louro (Psicóloga)
Num mês em que se assinala o Dia da Consciencialização do Autismo, este artigo pretende esclarecer sobre os sinais de alerta associados a esta perturbação do neurodesenvolvimento.
O que é o neurodesenvolvimento infantil?
Nos primeiros anos de vida, o sistema nervoso passa por constantes alterações a nível estrutural e funcional, tornando-se crucial a sua estimulação adequada para aquisição de um conjunto de competências inerentes a determinada idade e fase do desenvolvimento num conjunto de áreas: cognitiva, motora, sensorial, linguagem, social, emocional e comportamental. Embora associadas a uma idade média, as etapas do neurodesenvolvimento são acompanhadas por uma variabilidade na sua manifestação, o que remete para um processo contínuo, dinâmico e singular de cada criança, pelo que devem ser considerandos os vários fatores que exercem influência aquando da sua avaliação: genéticos, ambientais, maturidade e idade da criança, entre outros.
Apesar disso, é crucial para a deteção precoce de eventuais dificuldades subjacentes a um diagnóstico de perturbação do neurodesenvolvimento (e.g. perturbação do espetro do autismo), mantermo-nos atentos aos sinais que podem surgir ao longo dos primeiros anos de vida. O seu desconhecimento, que leva à ausência de preocupação por parte do adulto, ou desvalorização dos mesmos pode conduzir a um adiamento na avaliação e intervenção terapêutica adequada, o que interfere negativamente com o bem-estar da criança e da sua família.
O que é a Perturbação do Espetro do Autismo (PEA)?
É definida por um conjunto de modificações que ocorrem ao nível da socialização e comunicação, bem como no comportamento (padrão repetitivo e restritivo), que pode ser classificada de acordo com um nível gravidade.
A sua manifestação representa um impacto na trajetória desenvolvimental da criança e no funcionamento das áreas da sua vida (pessoal, social, escolar, ocupacional) (APA, 2013).
É de salientar que apesar de existirem sintomas associados ao diagnóstico, existe também uma variabilidade na sua manifestação, pelo que se recomenda uma avaliação adequada por parte de profissionais qualificados de modo a estabelecer um diagnóstico de um modo confiável.
Quais são os sinais de alerta nos primeiros anos de vida?
Estes são alguns dos sinais a que deve estar atento nos primeiros anos de vida do seu filho:
-Não estabelece contacto ocular, ou tem dificuldade em manter durante a interação;
– Ausência de atenção partilhada;
– Não responde ao nome quando é chamado;
– Brinca sozinho e não procura aproximar-se de adultos, ou dos pares;
– Não aponta;
– Não faz pedidos simples;
– Ausência de espontaneidade no brincar e na interação com os pares, ou adultos;
– Ausência de linguagem expressiva;
Caso sinta alguma preocupação em relação ao seu filho (mudança de comportamento, aparente atraso no desenvolvimento), procure ajuda profissional!
Referências
American Psychiatric Association (2013). DSM-5: Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders (5th ed.). Washington, DC: APA.
Antunes, L. N. (2020). Sentidos: o grande livro das perturbações do desenvolvimento e comportamento do autismo à hiperatividade, da adição à Internet à dislexia. Lua de Papel (4ªedição).
Hyman, S. L. & Myers, S. M. (2020, January 1). Identification, Evaluation, and Management of Children With Autism Spectrum Disorder. Pediatrics, 145 (1), doi: 10.1542/peds.2019-3447
Lima, C. B. (Coord.). (2012). Perturbações do Espectro do Autismo: Manual prático de Intervenção. Lidel.
