Programa Baby Signs®  – O seu filho consegue expressar todos os seus interesses?

Programa Baby Signs® – O seu filho consegue expressar todos os seus interesses?

Autora: Inês Rocha (Terapeuta Ocupacional, Instrutora Certificada Baby Signs Portugal®)

O Programa Baby Signs surgiu nos Estados Unidos da América, em 1982 pelas mãos das mães e especialistas em desenvolvimento infantil, Dra Linda Acredolo e Dra Susan Goodwin, quando descobriram que os bebés entre os 10 e os 24 meses utilizavam gestos simples para expressarem palavras que não conseguiam verbalizar, tais como “bater as asas” para se referirem a um pássaro. Na verdade, foi a filha de Linda, bebé de 12 meses que lhes ensinou isso, quando franzia o nariz e levava a mão ao nariz para dizer à mãe que queria ir ao jardim cheirar flores. As Dras Linda e Susan, questionaram-se sobre o que aconteceria ao desenvolvimento se os pais ajudassem no processo, conduzindo assim várias pesquisas científicas em parceria com o Instituto de Saúde.

O Programa Baby Signs tem como objetivo permitir aos bebés comunicarem o que vêem, o que ouvem, o que precisam e o que sentem, antes de conseguirem falar, através de gestos simples e de fácil utilização.

Após três décadas de estudos, comprovamos que este traz inúmeros benefícios para os bebés e crianças bem como para os pais/cuidadores:

  • Promove a aquisição da fala
  • Desenvolve capacidades intelectuais
  • Fortalece a vinculação entre pais-criança
  • Promove o desenvolvimento emocional
  • Promove o respeito pelo bebé e pelas suas competências
  • Diminui birras e frustrações

A alegria de ser compreendido, de conseguir passar a mensagem, de conseguir expressar aquilo que quer ou que precisa, é um sentimento que deixa os nossos bebés bastante orgulhosos.

Há muitos pais e profissionais que ainda acreditam que os gestos atrasam a fala, mas sabemos que isto é um mito. Os gestos são naturais no ser humano, são naturais nos bebés e fazem parte do seu desenvolvimento e verificamos isso quando os bebés apontam ou abanam a cabeça para nos dizer “sim” e “não”.

Enquanto mãe, sei que a maternidade é um mundo de desafios diários e que muitas vezes não conseguimos entender aquilo que os nossos bebés precisam, porque simplesmente choram e nós vamos tentando acertar “será calor? fome? dor?”.  Com os gestos do Baby Signs, os pequenos vão conseguir dizer-nos exatamente aquilo que eles precisam.

Embora o Programa Baby Signs tenha sido criado para crianças até aos 24 meses, qualquer criança que não se expresse verbalmente ou que não tenha ainda palavras para expressar todos os seus interesses, é uma candidata à utilização dos gestos. Tinha o meu filho 26 meses quando o Baby Signs entrou na nossa vida e nos ajudou a que o pequeno conseguisse perceber e expressar as suas emoções, através dos gestos de “triste”, “zangado” e “feliz”.

Se és pai/mãe, és profissional da 1ª Infância, vem saber mais sobre o Programa Baby Signs e como aplicá-lo no teu dia a dia! Vem fazer um Workshop connosco.

 

 

Inês Rocha                      Terapeuta Ocupacional